Um cão campeão está livre de problemas genéticos?
Outra informação falsa divulgada pelo blog-fake-dos-labs!
Os títulos de Campeão - Grande Campeão etc, são títulos conquistados nas exposições de Morfologia, organizados pela CBKC. Nesses eventos o cão é comparado com o Padrão da Raça e recebe uma qualificação e é a partir destas qualificações que os cães recebem os títulos de Campeonato. Apenas os cães que tem ´faltas desqualificantes´ segundo o padrão da raça podem ser punidos.
O padrão da raça pode ser consultado nesse link
Não há, nos eventos de Morfologia - como o próprio nome diz - nenhuma avaliação da saúde dos cães ou mesmo alguma obrigatoriedade da realização de exames para participar.
Apenas os criadores sérios e comprometidos com a raça, investem seu tempo na escolha dos melhores exemplares e na realização dos exames prévios e PUBLICAM seus resultados em sites e outros veículos de informação.
Infelizmente não há qualquer obrigatoriedade - a não ser pela responsabilidade pessoal de cada criador - na realização de qualquer tipo de exame antes de ir a uma exposição de beleza, ou de acasalar um cão.
A Federation Cynalogique Internationale – FCI, recomenda a realização de testes de DNA para mapeamento genético para reduzir as chances do nascimento de cães com problemas. A regulamentação mais atual - datada de 2009 - traça estratégias para a evolução do controle de doenças genéticas em todo mundo, de acordo com a realidade de cada país.
Nós, criadores apaixonados e responsáveis pela raça Labrador, somos os maiores interessados em que esses controles de saúde tenham sucesso e que sejam implantados em nosso país, porque certamente serão acessíveis para mais gente, possibilitando um controle efetivo das populações geneticamente saudáveis e assim a raça só tem a ganhar.
Compartilhe
Segue a gente