O que é HNPK

Paraqueratose Nasal Hereditária

A paraqueratose nasal hereditária ou HNPK é causada por uma mutação do gene SUV39H2, que faz com que o nariz dos cães afetados seque e seja incapaz de se lubrificar normalmente, o que leva à inflamação crônica da pele do nariz que pode ser muito irritante para os cães afetados.

Essa doença aparece, normalmente, em torno dos 6 meses de idade e os sintomas iniciais podem ser facilmente confundidos com problemas comuns dermatológicos.

À medida que a condição progride, a pigmentação do próprio nariz também muda, desaparecendo de sua cor natural escura para um tom rosa mais claro.

O principal sintoma é o aparecimento de "crostas" secas e ásperas no nariz e nas bordas do nariz e podem atingir todo focinho. A cor desta crosta é cinza ou marrom e devido à constante secura, essa superfície do nariz pode ´rachar´ formando feriadas.

Apesar deste problema não reduzir a expectativa de vida dos cães afetados, é um problema doloroso e que pode aumentar o desenvolvimento de infecções a partir das feridas.

Não se trata de uma doença contagiosa entre os cães, mas uma vez que a doença se instale não há cura, apenas medidas paliativas visando manter o nariz limpo e hidratado e assim reduzir a irritação e as chances de infecções.

Segundo os estudos do The Kennel Club inglês, o HNPK afeta machos e fêmeas e por ser uma doença recessiva, para que um cão desenvolva a forma afetada da doença, deve herdar duas cópias da mutação genética que a causa; um de cada pai.


Compartilhe


Segue a gente