A Importância do Pedigree

A certidão de nascimento do seu cão

O pedigree é a certidão de nascimento do seu cão e é a única garantia que você tem de que está adquirindo um cão de raça pura.

O pedigree é o Registro Geral do seu cão, seu documento de identificação e é a melhor forma que a CBKC e demais entidades como a Federation Cynologique Internationale - FCI tem para melhorar as raças a partir da coleta de informações sobre cada cão.

Cada vez que uma ninhada nasce, os criadores devem registrar os filhotes junto ao Kennel Club onde são associados. É esse que vai auxiliar os bons criadores a acompanhar, através da documentação atualizada, o destino dos filhotes evitando problemas futuros com o seu animal de estimação, melhorando a raça, evitando a consanguinidade e outros problemas causados por cruzamentos inapropriados, como a displasia coxofemoral e outros problemas genéticos. 

Para saber se um cão tem pedigree, o proprietário deve checar se o canil onde obteve o cão está devidamente registrado na CBKC. Munido desta informação, ele deve levar a documentação até o Kennel Club da sua região e verificar a informação. Filhotes cujos pais já tenham pedigree da CBKC automaticamente já têm o direito a possuir o registro de raça pura. Munidos dessa informação, o proprietário deve se dirigir ao Kennel Club da sua região e dar entrada no pedido de registro. 


Como você pode ver, o pedigree é apenas o PRIMEIRO PASSO na vida de um filhote criado por um criador responsável e consciente. Se o pedigree não tem o poder de garantir a SAÚDE do seu cão, sem ele certamente você estará sempre mais sujeito a cair no conto do ´sem pedigree que é mais baratinho´


Compartilhe


Segue a gente