Pedigree x Problemas genéticos

Na Mídia

O pedigree de um cão pode ser cassado por causa de problemas genéticos?

NÃO! 

Essa é uma das maiores enganações do lista-fake-dos-labs!

O pedigree de um cão é um registro de nascimento, UMA CERTIDÃO, onde consta o nome dos pais e sua árvore genealógica, data de nascimento, nome do canil e do criador.

O pedigree é emitido pelo clube cinófilo onde o criador é filiado normalmente apos 40 dias depois do nascimento da ninhada.  Para registrar uma ninhada o criador precisa ter

  • Canil registrado e em dia com o pagamento das anuidades
  • Pai e mãe da ninhada portadores de pedigree reconhecidos

O pedigree de um cão não tem qualquer vinculação com exames de saúde dos pais ou representa uma promessa de isenção de problemas que o filhote possa vir a ter na sua vida - que pode chegar a 14 anos.

A Federation Cynalogique Internationale – FCI, uma das entidades que organiza a cinofilia mundial - tem várias recomendações a respeito da realização de testes de DNA para identificação de genes capazes de produzir cães com problemas. A regulamentação mais atual - datada de 2009 - traça estratégias para a evolução do controle de doenças genéticas em todo mundo, de acordo com a realidade de cada país.

Nós, criadores apaixonados e responsáveis pela raça Labrador, somos os maiores interessados em que esses controles de saúde tenham sucesso e que sejam implantados em nosso país, porque certamente serão acessíveis para mais gente, possibilitando um controle efetivo das populações geneticamente saudáveis e assim a raça só tem a ganhar.


Compartilhe


Segue a gente